domingo, 6 de febrero de 2011

Aspirina pode prevenir câncer de intestino, diz estudo

Segundo pesquisa britânica, dose pequena do medicamento reduz incidência da doença

por Da New Scientist
Uma dose diária de aspirina pode ajudar a prevenir o câncer de intestino, segundo um estudo da Universidade de Edinburgo, no Reino Unido.
O líder da pesquisa, o médico Malcolm Dunlop, comparou os hábitos de ingestão de aspirinas em 2.800 pessoas com câncer e 3.00 pessoas sem câncer. O estudo constatou que o risco de desenvolver o câncer foi 25% menor naqueles que ingeriam 75 miligramas de aspirina diariamente, se comparados com aqueles não ingeriam nada.

 Shutterstock
Pequenas doses de aspirina podem prevenir câncer, segundo pesquisadores
Se toda a população do Reino Unido estivesse tomando uma baixa dose de aspirina durante um ano inteiro, a incidência de câncer de intestino teria diminuído. Segundo a pesquisa, a aspirina teria evitado 16 casos por 100 mil habitantes.
Se todos no Reino Unido estava tomando uma dose baixa de aspirina, em 2007, último ano com dados sobre a incidência de câncer do intestino de dados está disponível, ele teria evitado 16 casos por 100.000.
Esta pequena redução no risco é comparável ao de estudos anteriores, em que as doses eram muito maiores. Andrew Chan, pesquisador da Harvard Medical School, em Boston, não está convencido. "Eu ainda acredito que as doses mais baixas não são tão eficazes quanto os maiores", afirmou. Chan pesquisa o uso de aspirinas há 20 anos e seus exames em 80 mil mulheres e 50 mil homens mostraram que doses diárias de 325 miligramas funcionam melhor para a prevenção do câncer de intestino.

No hay comentarios:

Publicar un comentario