viernes, 19 de noviembre de 2010

Epidemia de cólera do Haiti chegará à República Dominicana, diz ONU



Consequências devem ser menos graves, segundo a OMS.
Doença já matou pelo menos 1.186 no país devastado por terremoto.

Da Reuters
A epidemia de cólera do Haiti inevitavelmente chegará à República Dominicana, país vizinho, mas deverá ter consequências menos graves, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (19).
Muitos haitianos trabalham na República Dominicana e, como as infecções por cólera com frequência não produzem sintomas, a doença pode atravessar facilmente a fronteira, disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl em um informe da Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra.

Haitiano com sintomas do cólera espera atendimento nesta sexta-feira (19) em Porto Príncipe.Haitiano com sintomas do cólera espera atendimento nesta sexta-feira (19) em Porto Príncipe. (Foto: AP)
'É completamente esperado que haja casos na República Dominicana. Estamos observando os primeiros sinais desses casos e trabalhamos com o governo da República Dominicana para preparar o país', afirmou Hartl. Ele estimou o número de infecções 'ainda na casa de um dígito, provavelmente'.
A doença é tratada com sais de rehidratação oral - ou soluções caseiras feitas com 1 litro de água, 1 colher de sal e seis colheres de açúcar --, mas pode ser letal, caso não seja combatida logo.
O porta-voz da OMS Christian Lindmeier afirmou que as melhores condições sanitárias da República Dominicana indicam que a doença, que causa diarreia, deverá ser menos perigosa. 'Não esperamos que sejam tão altos como no Haiti', afirmou ele, referindo-se aos indicadores de gravidade da doença e de mortes.
As autoridades sanitárias da Flórida registraram um caso confirmado de infecção por cólera - em um morador que visitou a família no Haiti --, mas afirmaram que o risco de um surto nos Estados Unidos é mínimo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario