martes, 16 de noviembre de 2010

Combate ao diabetes ganha campanha preventiva em Manaus


A abertura aconteceu no Parque Municipal do Idoso, onde a população também pôde fazer exames para medir o nível de açúcar no sangue, a pressão arterial e avaliação antropométrica.

[ i ]Exames serão gratuitos em todas as UBSs.
Manaus - Começou, nesta terça-feira (16), a campanha preventiva "Vamos Controlar o Diabetes. Agora", promovida em Manaus pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Até a próxima sexta-feira (19), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas da rede municipal intensificam serviços como testes de glicemia capilar e aferição da pressão arterial, além de realizar ações educativas sobre os riscos e prevenção da doença. As atividades fazem alusão ao Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro.

A abertura aconteceu no Parque Municipal do Idoso, onde a população também pôde fazer exames para medir o nível de açúcar no sangue, a pressão arterial e avaliação antropométrica.

De acordo com dados da Semsa, 12.151 portadores de diabetes fazem tratamento médico nas unidades do município. O acompanhamento aos pacientes vai desde a nutrição, com dietas elaboradas de acordo com as necessidades de cada um, até conscientização sobre os riscos que a doença ocasiona e o tratamento com o medicamento específico.

De uma leve tontura e dificuldade para enxergar, o diabético pode, caso não sejam tomados os devidos cuidados, desenvolver problemas maiores que levem à amputação de partes do corpo como dedos e pés, entre outros.

Na UBS Deodato Miranda Leão, localizada na bairro da Glória, zona oeste da cidade, a procura pelos serviços relacionados à campanha foi intenso durante a manhã, mas fraco à tarde, segundo a diretora da unidade, Francineis França.

"Tivemos mais movimento dos pacientes que já fazem o acompanhamento. A campanha intensificou o serviço, mas ele é já oferecido normalmente. Talvez por isso poucas pessoas tenham nos procurado hoje", informou a terapeuta ocupacional da unidade, Margareth Pontes.

Há três fazendo anos o tratamento, a dona de casa Rosemilda Pereira da Silva, 51, conta que toma todos os cuidados para não agravar os sintomas da doença. Além de fazer o acompanhamento médico e nutricional na UBS, ela recebe o apoio da família para a realização de tarefas rotineiras que parecem simples, mas que poderiam trazer graves problemas. "Se eu quiser fazer frango para o almoço, peço para minha filha cortar, porque tenho medo de me machucar", afirma. Ela conta que o maior medo não é o de se cortar, mas da demora na cicatrização do ferimento, o que é comum em pacientes com diabetes.

Prevenção


Evitar alimentos que contenham muito açúcar e amido é a principal medida para a prevenção da diabetes, além da prática regular de atividades físicas. A campanha também intensificou o programa de orientações nutricionais. “O aumento de peso representa um fator de risco para o desenvolvimento de diversas patologias, entre elas, diabetes. Na rotina de atendimento nutricional realizado nas policlínicas também serão reforçados os cuidados com a alimentação”, informou a chefe do setor de Nutrição da Semsa, Danielle Belota.
Avaliação
O teste de glicemia é feito a partir da coleta de uma gota de sangue, não dói e apresenta o resultado em poucos segundos. “Se o resultado indicar que a pessoa está com os índices de glicose elevados, ela será orientada a procurar a UBS mais próxima de casa, para avaliação médica. O teste auxilia na busca ativa de diabéticos, mas apenas o médico poderá dar o diagnóstico, a partir da avaliação do histórico deste paciente”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Elisangela Rodrigues.

O exame de glicemia é a forma mais rápida de descobrir se o paciente tem diabetes, mas outros sintomas como alteração na visão e na sensibilidade da pele e problemas renais também são observados para diagnosticar o paciente, segundo Margareth. "É uma doença que envolve todo o organismo da pessoa e por isso ela deve ser avaliada como um todo", afirmou.
Tratamento

Além de evitar alimentos que contenham açúcar, os portadores da doença devem receber injeções de insulina diariamente. Existem pelo menos dois tipos de insulina e por isso o acompanhamento médico é fundamental para o tratamento da diabetes.

No hay comentarios:

Publicar un comentario