Gadget faz diagnóstico de câncer de mama
Aparelho usa ondas de rádio para detectar tumor no seio
por Redação GalileuO recipiente de metal que você vê na imagem abaixo é um detector de câncer de mama portátil, desenvolvido por Zhipeng Wu, da Universidade de Manchester. Por meio de ondas de rádio, como um microondas, ele faz uma varredura no seio para descobrir nódulos.
Foto: Universidade de Manchester
O aparelho tem um formato de vasilhame para acomodar a mama em seu interior, que contém sensores que tiram 30 fotografias em ângulos diferentes por segundo. O objeto é ligado a uma tela, que identifica os possíveis tumores como pontos vermelhos.
E, ao contrário da mamografia tradicional, o aparelho fornece dados mais confiáveis para mulheres abaixo dos 50 anos. Para o pesquisador, a mamografia portátil pode ser utilizada em países em desenvolvimento para melhorar o diagnóstico ou mesmo em casa.
O aparelho não é capaz de identificar se o tumor é benigno ou maligno, e para isso seriam necessários mais exames médicos. O gadget ainda está em fase de desenvolvimento e falta muita pesquisa para que ele comece a ser utilizado por médicos para identificar a doença.
No hay comentarios:
Publicar un comentario