martes, 4 de enero de 2011

Brasil cria portal para reunir registros de ensaios clínicos

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos, que está sendo inaugurado hoje, é uma plataforma virtual de acesso livre para registro gratuito de ensaios clínicos realizados em seres humanos, em andamento ou finalizados, por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
O RBEC proporciona à pacientes, médicos, investigadores, comitês de ética e patrocinadores, o acesso a informações sobre os ensaios clínicos em curso e concluídos, facilitando e impulsionando o avanço do conhecimento e a cooperação entre grupos de pesquisa.
"Mais do que um cadastro, é uma forma de regulação. Existem centenas de pessoas no Brasil envolvidas em pesquisas. É preciso que haja um acompanhamento rigoroso”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães.
O repositório online disponível em www.ensaiosclinicos.gov.br facilitará a transparência e a divulgação dos estudos clínicos em humanos. Um aspecto importante do repositório, é que permitirá que pessoas que sofrem de condições raras possam saber sobre tratamentos experimentais disponíveis e se apresentar como voluntários. Por isso, os registros são bilíngües: a informação em português visa o público nacional e, em inglês, a divulgação no exterior.
Um ensaio clínico pode reduzir a duplicação desnecessária de esforços de pesquisa ao informar os profissionais que planejam novos estudos acerca de todos os ensaios existentes; aumentar as taxas de recrutamento de participantes para ensaios clínicos (especialmente para doenças raras ou condições de alto risco), desse modo aumentando as chances de um desfecho bem-sucedido de alguns ensaios clínicos; agregar valor aos resultados da pesquisa ao prover uma fonte de informação confiável sobre ensaio clínico para revisões sistemáticas, metanálises e diretrizes baseadas em evidências e aprimorar as evidências disponíveis que orientem as práticas de saúde.
O RBEC pode ser acessado no site www.ensaiosclinicos.gov.br. Pesquisadores que quiserem inscrever trabalhos em qualquer etapa podem se registrar, mas não é obrigatório o cadastro.

No hay comentarios:

Publicar un comentario